quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIVERGÊNCIAS CONVERGENTES

Hoje é o “Dia de Finados”,um dia que foi criado para que as pessoas  lembrassem,orassem e cultuassem os mortos. A forma como isso é feito,apresenta algumas variações  pelo mundo(a do México é a mais popular,por ser uma festividade.Tanto que “O Día deMuertos” foi declarado pela UNESCO  como Patrimônio da Humanidade.)porém tem o intuito de ser algo positivo,não funesto. Eu,particularmente não curto essa prática de visitar cemitérios. Isso demonstra um apego material: o apego ao corpo (que muitas vezes nem mais existe). As pessoas vão visitar o túmulo,como se a outra,que já morreu estivesse ali...Se lidar com a perda de uma pessoa querida já é difícil e dolorido,mesmo quando se acredita em vida após a morte,imagina apegando-se ao corpo ... “Se eu precisar de alguma coisa material para lembrar de você é porque eu estou admitindo a hipótese de que, em algum momento, eu possa te esquecer” (Shakespeare). O corpo é nossa parte material. Pra quê se agarrar a ela para ter lembranças? O que vale mais são os sentimentos,os momentos vividos... Falo isso pois sou do time que acredita em vida após a morte.E em reencarnação também. Mas expondo o que penso, não estou criticando outras formas de pensar. E isso me fez lembrar uma vez,numa das aulas da pós-graduação,quando,não lembro por que motivo, num debate em sala,chegou –se ao tema de crenças. A professora então perguntou quem acreditava que a vida não acaba aqui,mas continua. Eu me posicionei como sendo uma dessas pessoas. Porém,uma outra aluna  que se colocou cética,dizendo que pra ela,”morreu,acabou”,apontou pra mim (talvez por eu estar sentada na frente dela na roda...) e me lançou essa : “será que você acredita nisso(vida após a morte) só pra se proteger? Como uma maneira de se consolar com medo de que na verdade,tudo acaba mesmo?”. Pensei e retruquei :  “Ok,o mesmo eu lhe pergunto: será que você acredita nisso (morreu,ac abou) também só pra se proteger? Como uma maneira de se consolar,com medo do que pode vir depois?”Fez-se grande silêncio na sala... Ela pensou um pouco, me olhou e disse :”Sabe que eu nunca tinha pensado sob esse aspecto?”. E eu lhe falei : “Também vou pensar na pergunta que você me lançou.É um outro lado...Mas por enquanto vou continuar acreditando em vida após a morte”. E ela : “Também vou pensar muito na sua questão.Mas por enquanto,vou continuar acreditando em que tudo acaba!”. Nós rimos e todos os presentes também. O que podia ter virado uma discussão,virou uma troca saudável de opiniões.Eu realmente pensei no que ela disse.E,no caso,a opinião contrária foi extremamente útil para eu ter certeza no que acreditava. Isso foi há dez anos atrás. Hoje continuo mais do que nunca acreditando em  que a vida continua. Que essa vida aqui é apenas uma etapa do processo evolutivo.O que será que minha colega de classe pensa hoje em dia? Não sei,pois nunca mais a vi. Porém,seja o que for,é válido.E,no entanto,continuando ou acabando depois, a vida é aqui e agora. E é nisso que devemos nos concentrar.Todos os dias devemos  deixar algo de nós e/ou em nós morrer para dar espaço a outros que vão nascer. Vida é renovação.Reciclagem constante. O que acontece depois? Ah,deixa isso PRA DEPOIS!

“ENQUANTO VOCÊ NÃO TIVER ISSO:
MORTE E GÊNESE
SERÁ UM TURVO HÓSPEDE
DO LADO ESCURO”
(Goethe)

"NÃO CORRAS ATRÁS DO PASSADO
NÃO BUSQUES O FUTURO
O PASSADO JÁ PASSOU
O FUTURO AINDA NÃO CHEGOU
VÊ , CLARAMENTE,DIANTE DE TI
O AGORA.
QUANDO O TIVERES ENCONTRADO
VIVERÁS O TRANQUILO E IMPERTURBÁVEL
ESTADO MENTAL"
(Buda)

"

Um comentário:

  1. o q acontece do outro lado do véu???
    milhares de perguntas... isso me lembra o filme "campo dos sonhos"... é tudo tão intrigante, não acho q acabe aí... deve ter mto mais além disso...

    ResponderExcluir