segunda-feira, 14 de novembro de 2011

UM DIA "DOCE" : DIA MUNDIAL DO DIABETES


Hoje,14 de Novembro, é o Dia Mundial do Diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes é uma Campanha Global de conscientização, organizada pela IDF (Federação Internacional de Diabetes), com o apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde). Este dia foi introduzido em 1991 em resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. Em 2007, as Nações Unidas marcaram o Dia pela primeira vez com a passagem da Resolução das Nações Unidas  em Dezembro de 2006, o que tornou o Dia Mundial do Diabetes oficial .

A cor dessa campanha é azul e seu simbolo é um círculo . Este ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes

O Dia Mundial  do Diabetes em 2011 é marcado  por ser o terceiro  ano,de cinco ,do foco  da Federação Internacional de Diabetes : “Diabetes: Educação e Prevenção” (tema escolhido para o período de 2009-2013)
O Slogan escolhido para a campanha desse ano é:
 “VAMOS AGIR CONTRA O DIABETES.JÁ.” ou  “AJA PELO DIABETES .AGORA.”(em inglês “ACT ON DIABETES.NOW”)

Maiores informações pelos sites:

Hoje,diversos monumentos pelo mundo ficaram iluminados pela cor azul,em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes.Quem for aqui do Rio,pode dar uma olhadinha no Cristo Redentor à noite.Ele vai estar azulzinho.


Agora... eu fiquei pensando quando vi o slogan da campanha: “Vamos agir contra o diabetes.Já”. Prefiro a tradução literal “Aja pelo diabetes.Agora”.É mais interessante. E tem várias nuances. Agir com relação a mim mesma eu já ajo,me cuidando. E isso é importantíssimo e primordial. Cada diabético tem que se conscientizar de sua situação e ao invés de se desesperar,de deixar tudo pra lá,ou até de colocar o dedo na cara dos outros dizendo “você não cuida de mim”,olhar mais pra si mesmo. Isso aí! Sabe de uma coisa,na nossa jornada,acontecem alguns “acidentes de percurso” que servem como alerta de que algumas coisas não vão bem e precisam mudar. O Diabetes foi um meio nada sutil da vida me dizer “ PRESTE MAIS ATENÇÃO EM SI MESMA!” . Realmente ,ter entrado pro time dos “docinhos” ampliou minha percepção acerca de mim mesma...
Porém,a ação,começa em nós mesmos (e é um ótimo começo!),mas não se limita somente a isso. Vejo que “Agir pelo diabetes”,também seja levar as informações sobre a doença para todas as pessoas quanto forem possíveis,diabéticas ou não. Divulgar,proliferar conhecimentos. Ainda hoje em dia as pessoas tem a visão do diabético simplesmente como aquele “coitadinho” que não pode comer açúcar. E nem é bem isso ! Podemos comer açúcar sim,só que devemos saber comer.Não só açúcar.Tudo. E o sufoco que passamos quando estamos "sugar free',ou seja, em hipoglicemia?! Quando alguém tem uma breve noção do que se trata,acha que é só colocar “uma balinha” na boca e está tudo resolvido. Não,não é nada disso! Uma balinha não tira um diabético de uma crise hipoglicêmica! (O que é isso? Quando o nível de açúcar cai muito).
Eu juro que não estou falando desse jeito achando que todo mundo é um bando de ignorantes.Não é isso. O que falta é informação. E realmente ainda sabe-se muito pouco sobre o Diabetes (infelizmente,até alguns médicos sabem muito pouco...).Pra quem é “doce”,aqui vai meu recado: não adianta fingir que nada está acontecendo! Conscientize-se de sua condição,busque informações e...VIVA! Viva muito,porque isso é possível sim! É só querer,é só correr atrás. O maior inimigo não é o açúcar,como muitos dizem,mas nós mesmos! Se mesmo fazendo tudo direitinho o negócio já sai meio torto (porque do estresse ninguém se livra totalmente né...e este causa estragos...),imagina se você largar de mão! Agora,pra quem não é ‘doce’,digo que também é bom se informar,nem que seja pra ajudar alguém. Uma vez numa dessas campanhas de rua,eu ouvi uma pessoa falar: “pra que eu quero saber disso? Eu não sou diabético”.Olha,não estou rogando praga,mas...há dez anos atrás,eu também não era...
Conhecimento nunca é demais. Respeito também!


Pra finalizar,o que eu sempre digo,ano após ano: “NÃO SE AMARGURE POR SER DOCE!”           

Um comentário:

  1. bom, como conversamos anteriormente, é uma pena q vc tenha esse problema, mas q bom q é algo q pode ser controlado...
    mas realmente, nós geralmente somos nossos maiores inimigos, mas ainda bem q é um adversario q podemos derrubar!!!!

    ResponderExcluir