quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ENFRENTANDO A TEMPESTADE (UMA HORA ELA CESSA...)


Estava eu às voltas de como lidar com algumas coisas que acontecem e como superá-las...e de repente lembrei-me do método de uma amiga minha,professora de Educação Física,nas aulas dela de ginástica. Eu fazia a aula dela de “power local” (isso já tem alguns anos mas nunca esqueci), e era uma aula muito puxada. Quando estávamos nos piores momentos,sentindo tudo doer em meio àquelas séries pesadas,ela gritava: “Vamos lá,não desistam...DEIXA DOER”. E,sabe...funcionava! E é assim mesmo...se você deixar doer,não resistir à dor,ela acaba por sumir.É como se ela desistisse e fosse embora. No início,no caso da ginástica,numa primeira etapa,o corpo acostuma-se com ela. Depois ,acho que a manda embora,naturalmente. E daí fiquei pensando...assim como é com o corpo é também com a mente e com a alma. E percebi que a solução que eu buscava é essa: deixar doer! Lidar com a dor,sem entregar-se à ela. É preciso entregar-se sim,à causa...no caso entregar-se ao “deixar doer”,não à dor em si. É bem diferente. Isso é uma aplicação da “lei da não resistência”,tão apregoada pelo mentalistas e  até por algumas vertentes religiosas. E comecei a lembrar-me até de situações que,mesmo que meio inconsciente eu deixei doer. E que realmente funcionou. Para superar qualquer coisa,você tem que admitir que ela existe.Negar é resistência e “tudo que você resiste,persiste”.Depois de admitir,o negócio é “deixar ser”.Viver aquilo sem sucumbir a ele .E,é claro,concentrar-se na alegria! Qualquer dor que apareça na vida é apenas um aspecto dela! Há, paralelos a isso, centenas,talvez até milhares, de porções de alegrias que merecem ser vividas.E para elas que se deve voltar à atenção. É uma questão de escolha. Certamente,optando pela alegria,a dor vê que não tem espaço pra ela e se manda.Então é isso,aí,deixa doer...um dia passa!

2 comentários:

  1. deixar doer passa??? mesmo qdo é cansaso fisíco por uma longa atividade??? sério q isso dá certo???? tenho q tentar isso...

    ResponderExcluir
  2. ahhh esqueci de deixar o link:
    http://insanidade-caotica.blogspot.com/

    ResponderExcluir