segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TRICK OR TREAT ????

Bom,eu queria ser um tanto informativa...mas o que escreverei aqui eu li já há tempos de vários lugares diferentes,sobre a origem do Halloween. Vou contar o que eu lembro. Não vai ter nada assim, errado,mas existem muitas hipóteses sobre o surgimento dessa festividade.
Halloween é uma tradição comemorada em 31 de outubro,véspera do Dia  de Todos os Santos.
O Dia de Todos os Santos é festejado ,no calendário  cristão,em honra de todos os santos do céu.Em inglês,esse dia chama-se “All Hallow Day”.O dia anterior a esse é chamado de véspera santa,que em inglês significa” All Hallow Eve”. Com o tempo,esse nome foi sendo abreviado e acabou virando Halloween. Nesta data,as pessoas se preparam para cultuar os espíritos dos mortos com uma grande festa,que não tem o intuito de ser macabra,mas sim divertida!
Há uma hipótese de que esta festa tenha surgido na tentativa dos cristãos substituírem uma  antiga festa celta chamada  Samhain .Ela simbolizava o fim da última colheita do verão (no calendário celta) e eles acreditavam,na época,que nesse dia,os espíritos dos mortos vinham se apossar dos corpos dos vivos. Por isso vestiam fantasias,colocavam decorações assustadoras nas casas e faziam bagunça para os espantar.Nesse dia,havia em especial um espírito que não se intimidava e perambulava pelas casas pedindo doces em troca de não assombrá-las. Daí surgiu o "Trick or Treat" ou "Gostosuras ou Travessuras".Esse espírito era do agricultor "Jack",que segundo a lenda Celta era tão mau que até mesmo enganou o diabo. A história de Jack varia muito e mais tarde foi incorporada à história do surgimento das lanternas de abóbora.

Aqui no Brasil,o Halloween é chamado “Dia das Bruxas” e em alguns países de língua espanhola,"Día de las Brujas" ou "La Noche de las Brujas".

2 comentários:

  1. nossa, eu não lembrava do jack... vc sabe onde encontro isso???
    e abobora me lembra sabe o q???
    A LENDA DA GRANDE ABOBORA!!!!!!!
    q até hj o charlie brown a espera enquanto todos se divertem... rs

    ResponderExcluir
  2. A história do Jack tem muitas versões! Acho que tenho salvo uns links,quando eu encontrar,te passo.
    Ah,esse desenho da turma do Snoopy, EU ADORO! É um dos meus preferidos.Mas quem espera a grande abóbora é o Linus.

    ResponderExcluir