sábado, 12 de maio de 2012

GERANDO,CRIANDO E FORMANDO LUZ


Eu sempre ouço muita gente falar que “o dia das mães existe só para o comércio ganhar dinheiro”. Bom,pensando por esse prisma, todas as datas que envolvem principalmente presentes servem para o comércio ganhar dinheiro (sim eu também já ouvi as pessoas falando a mesma coisa a respeito de outros dias comemorativos ). Porém,é só isso mesmo ? E a questão da homenagem,onde fica? Não existe ? Porque ao meu ver esta data existe mais por isso mesmo : para prestar uma homenagem às mães. Bem merecida homenagem. Esse dia é comemorado em todo o mundo,com variações de datas. Alguns países comemoram em algum dia fixo,com dias variáveis num mês (como aqui, no 2 º domingo de maio). Isso de homenagear as mães vem de longe. Na Grécia antiga, havia uma comemoração,no início da primavera,quando era festejada a honra de Reia,mãe de todos os deuses.
Mas as comemorações,como se veem hoje em dia foram difundidas mundo afora a partir de uma ideia simples que fez o maior sucesso : algumas amigas ,tentando animar outra que havia perdido a mãe e estava em depressão,fizeram uma homenagem à mãe desta com uma festa. A ideia se espalhou com êxito e em 1914,Thomas W.Wilson, presidente americano da época oficializou a data. Aqui no Brasil a data só foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. Ok,chega de história...o que eu quero dizer aqui é que seja como for,a homenagem,a comemoração é o que vle e são mais do que merecidas. Afinal,ser mãe,em sua completude,é algo nobre e divino. Digo “em sua completude” pois algumas mulheres são mães somente pelo fato de terem gerado e parido seus filhos. Nada mais. Ser mãe,mãe de verdade,é outra coisa,muito mais profunda,muito mais complexa,que muitas vezes ,vai “pular” o processo gestatório,que em muitos casos,nem vai existir. Pois. existem mães que não geraram seus filhos. E não são menos mães por isso. Os criaram com amor e carinho ,dedicaram seu tempo e sua atenção à eles . Isso é a maternidade. Não sou mãe e ainda não sei se vou ser,mas acredito que gerar um ser seja algo mágico, fantástico...e no entanto,isso não basta para ser verdadeiramente uma mãe. E no entanto,muitas mães biológicas nem se importam com essa ‘mágica’ e simplesmente se destituem de seus papéis. É muito utópico achar que todas as mães amam seus filhos. Não,nem todas amam,infelizmente. Certa vez,uma amiga minha falou-me em conversa, sobre uma pessoa (de meu conhecimento também) que não entendia o zelo que ela tinha com sua mãe. “Quem não tem uma mãe maravilhosa como a minha ,não entende quem tem” disse ela,chateada. Então eu lhe falei que na verdade,ela estava agindo igual a outra : “quem tem uma mãe maravilhosa como a sua não entende quem não tem” (normalmente,pois eu tenho e procuro entender...). Felizmente,mães que não amam seus filhos,ou que não possuem AQUELE amor de mãe não são maioria. Geralmente o que se pode ver na mãe é um amor incondicional pelo seu rebento. E sim,essa relação é uma das mais intensas e uma das que irão permear nossos outros relacionamentos ( e até mesmo outras coisas,em outras áreas )  por toda a vida...
Vi nesses dias,num comercial de TV,uma frase que dizia “mães : são todas iguais”. Isso é absurdo e um insulto a algumas mães. As mães são completamente diferentes,como já citei acima. Mas agora,eu quero falar de todas as mães especiais,as mães de verdade,como a minha : a essas sou toda elogios. Vocês foram peças fundamentais para sermos quem somos,chegarmos onde chegamos. Claro,se não fosse por nós mesmos,nada teria acontecido,pois cada um é responsável pela própria vida. Mas você mãe,ajudou a construir o alicerce de mim mesma. Muito obrigada,eu te amo.Agradeço todos os dias pela mãe que tenho e se um dia decidir ser mãe,tenho uma ótima fonte de inspiração. Portanto, se o dia das mães faz o comércio ganhar dinheiro,ótimo,assim movimenta a economia. De minha parte,quero é estar com minha mãe e fazê-la sentir o quanto ela é importante para mim,se é que vou conseguir esse feito,pois um sentimento tão imenso é até difícil de ser demonstrado em sua plenitude...


“Excelência é fazer coisas comuns de maneira extraordinária” (George Herbert)



★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★

Aproveitarei aqui para falar de outro assunto,que pra mim não pode ser irrelevante: exatamente há 10 anos atrás, num dia das mães,eu descobria que estava diabética. Naquele dia,bastante debilitada e passando muito mal ,chegou a me ocorrer que talvez não fosse sobreviver,mas que seria muito cruel partir,logo naquele dia. Mas minha fé foi maior que tudo. Hoje sei que estava com quadro de cetoacidose diabética(algo bastante grave) e até hoje os médicos não sabem dizer como ela retrocedeu sozinha...Só sei que deu tudo certo e 10 anos depois estou aqui,firme e forte, e contrariando às expectativas pessimistas , sem nenhuma complicação. E assim espero permanecer durante os próximos 10,20,50,sei lá...quem sabe no meio do caminho eu encontre a cura? Nada é impossível...mas seja como for,que eu vá levando a vida da melhor maneira possível,e tirando dela o melhor,assim como foi com esse diagnóstico,que me ensinou tantas lições e me fizeram olhar para mim  mesma de muitas outras maneiras. Todas muito mais positivas e enriquecedoras ...

“A honra não consiste em não cair nunca,mas em levantar cada vez que se cai” (Confúcio)

“Não é preciso correr para fora para se ver o melhor,
nem tampouco olhar pela janela.
Permaneça no centro de seu ser,
pois quanto mais você se afastar dele, menos aprenderá.
Examine seu coração e veja se ele é o sábio que trabalha o tempo todo.
Para fazer é preciso ser.”
(Lao Tse)


Um comentário:

  1. eu acho importante ter essas datas p/ serem comemoradas e mto... apesar q não tenho idéia de qdo é o dia do "arte finalista", "jornalista" ou do "designer"... mas tudo bem.

    eu nunca sei mto bem o q falar sobre o papel de mãe, até pq, biologicamente seria impossível, mas pelo q eu vejo, vi mtas mães q nunca nem ao menos tiveram filho, mas estiveram presentes o tempo todo... como uma mãe...

    ResponderExcluir