domingo, 27 de maio de 2012

ENXERGANDO ESTRELAS NO CÉU NUBLADO

Outro dia,comprei um livro cujo o conteúdo, em muito não concordava...Então por que o comprei? Parece estranho,mas justamente por isso...Precisava de ver “o outro lado”. E apesar de discordar de muita coisa,o que estava escrito naquele livro servia, e muito, de forma adaptada, a minha nova maneira de pensar,que não é imutável. Isso é interessante observar,pois é o reflexo de uma série de mudanças que estão acontecendo em mim. Quando alguém,por exemplo,fala algo que não concordo nem um pouco,e antes eu somente respeitava essa posição pessoal,hoje  procuro,além disso, não rechaçar a oposição e,ao contrário, prestar bastante atenção nela e extrair algo positivo dali. Mesmo que eu ache o maior absurdo. Primeiro porque a minha verdade o é para mim e,apesar de poder estar afinada a muitas outras,não é a verdade universal. É bom ouvir e tentar aprender com a verdade do próximo (mesmo com aqueles que pensam que a verdade DELES é a verdade universal...). Prestar atenção em outros pontos de vista,olhar por outra ótica,analisar o outro aspecto,mesmo que continue discordando,pois isso pode ser,no mínimo,algo bastante enriquecedor. Muitas vezes ,para que nossa linha de pensamento possa ser melhor vislumbrada e esclarecida por nós mesmos (sim,nós às vezes ficamos confusos...),precisamos sair dela e adentrar em outras. Sair da trilha habitual e caminhar por veredas desconhecidas,para conhecer melhor a sua e ,talvez,em alguns casos,abandoná-la.Ou,melhorá-la. Qualquer que seja a decisão,ela é válida. De repente,a resposta que você  tanto procura,vai encontrar na oposição,que você vai ver, não é TÃO oposta assim...é apenas o outro lado da questão.As cores chamadas complementares são justamente as opostas no círculo cromático...O contraste é necessário,nos faz pensar,nos faz agir e reagir...E para haver contraste é preciso que haja o preto e o branco,a claridade e a escuridão,a luz e as trevas.Para compreender e chegar ao paraíso,muitas vezes é preciso fazer uma visita ao inferno.  O contrário é útil,e porque não dizer imprescindível. É só estar mais atento a ele,ao que ele tem a oferecer,se abrir,não se fechar em seu mundo limitado. Aprendemos muito com o contraposto,que  nos abre portas para outras dimensões. Por isso comprei aquele livro. Me instigou exatamente porque minha linha de pensamento e visão de mundo não serem mais aquelas. Mas mesmo assim,elas tem muito a me acrescentar e acho que sempre terão. Ver luz na oposição e no superado é realmente fantástico e um excelente exercício que aguça  nossa percepção e amplia nossa capacidade de enxergar estrelas,mesmo quando o céu estiver nublado...


“Por que não podemos apreciar um belo jardim sem ter que acreditar que há fadas escondidas nele?” (Richard Dawkins)

"Se não tivéssemos inverno, a primavera não seria tão agradável:
se não experimentássemos algumas vezes o sabor da adversidade,
a prosperidade não seria tão bem-vinda." (Anne Bradstreet)

“Quem quer que haja constrído um novo céu,só no seu próprio inferno encontrou energia para fazê-lo” (Niestzche)

“Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la." (Voltaire)

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto ...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

(Olavo Bilac)



2 comentários:

  1. " Não haveria som se não houvesse o silêncio, não haveria luz se não fosse a escuridão". Todas as coisa são válidas e tem sua importância.

    ResponderExcluir
  2. enxergar estrelas num céu nublado... arrebatador!!!!!!
    eu sempre gostei de ouvir todos os tipos de opiniões e acabar debatendo sobre isso... acontece sempre, até em algumas "baladas", o q é bem legal, pq qdo menos se espera, a surpresa vem a tona...

    ResponderExcluir