sexta-feira, 11 de maio de 2012

DESVIOS , ATALHOS E ESCOLHAS.


Há muito deixei de ver os momentos da vida (e ela num todo) como uma corrida desenfreada que leva a um lugar determinado, que parecia ser um ponto específico, com  uma faixa escrito ‘CHEGADA” em letras vermelhas.Hoje vejo a vida como uma caminhada que tem seus atalhos,desvios,tropeços...e vários caminhos.Achar que existe um só é ingenuidade...Você pode seguir um,abandonar,ir para outro,seguir em frente ou voltar ao anterior...as opções são muitas.Porém,o importante é envolver-se com a caminhada.Isso é muito mais fundamental do que onde ela pode levar.Uma das frases que eu mais gosto,é uma que diz “desfrute da alegria do processo sem se apegar ao resultado” . Isso mesmo! O processo já carrega em si o resultado, já é parte dele!Viver aqui e agora.Estar inteiro no momento presente.E escolher ser feliz como se é,onde se está.Escolha sim.A felicidade é uma escolha e a vida é feita delas (tanto que existem vários caminhos...).Se ficarmos aguardando para sermos felizes somente ao fim das caminhadas...não seremos nunca! Porque senão, estaríamos dependentes de fatores externos.E não é isso! A felicidade não depende de nada nem de ninguém...Assim como tudo ,ela está dentro de nós! E quando se descobre isso,o que vem é lucro! Você permite envolver-se com o processo,vivenciá-lo...sente-se livre para chegar (ou não) aos resultados,que são muitos! Não que não devamos ter objetivos...Devemos sim! e podemos conseguí-los . Mas para chegar LÁ é preciso conscientizar-se do seu lugar AQUI! E entenda: a felicidade não está no fim do caminho,mas na caminhada.
 Eu não acredito muito nessa história de destino pré-determinado. Creio que o destino somos nós que fazemos. Mas por outro lado, acredito em Deus e em seus desígnios,que são difíceis de compreender,mas sempre nos levam ao lugar certo. Então,juntando tudo isso,minha crença é “ o destino está apenas rascunhado. Cabe a nós arte-finalizá-lo” .Portanto,é imprescindível  que, de cada situação,de cada momento,se aproveite o máximo.É preciso que se busque a essência de cada experiência,o por quê de cada acontecimento.Nada acontece à toa . E nenhuma vivência é avulsa .Sempre está interligada a outras,alheias .Tudo que é feito interfere no próximo e vice-versa .Os fatos podem ser únicos,porém,não exclusivos . O mundo gira,o tempo passa,as coisas mudam,se transformam . Por isso,é preciso observar sempre e tirar o máximo de cada acontecimento,de cada recordação,superação ou  novidade que aparece,por mais simples e aparentemente tola que seja,para que a vida não seja um momento efêmero,apenas...


“Sou eu próprio uma questão colocada  ao mundo e devo fornecer minha resposta;caso contrário estarei reduzido à resposta que o mundo me der”
(C.G.JUNG)

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta...
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo."
(Fernando Pessoa)


"Para viver, é preciso coragem. Tanto a semente intacta, como aquela que está rompendo sua casca têm as mesmas propriedades. Entretanto, só a que está rompendo sua casca é capaz de lançar-se na aventura da vida. Esta aventura requer uma ousadia única: descobrir que não se pode viver através da experiência dos outros, e estar disposto a entregar-se. Não se pode pegar os olhos de um, os ouvidos de outro, para saber de antemão o que vai acontecer; cada existência é diferente da outra.

Seja o que for que me espera, eu desejo estar com o coração aberto para receber. Que eu não tenha medo de colocar o meu braço no ombro de alguém, até que ele seja cortado. Que eu não tema fazer algo que ninguém fez antes, até que seja ferido. Deixe-me ser tolo hoje, porque a tolice é tudo que eu tenho para dar esta manhã; eu posso ser repreendido por isso, mas não tem importância. Amanhã, quem sabe, eu serei menos tolo."

(Kahlil Gibran)
“Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.”



2 comentários:

  1. agora entendi pq vc disse q seu comentario virou um texto... rs
    parece até uma extensão do q comecei...
    o pior é q nem sei o q comentar, pq o q penso e como penso, escrevi no meu... tá dificil... rs
    mas passei aqui, de qquer forma, só p/ consstar o comentário, pq comentar e escrever algo, seria repetir o q já escrevi antes e q de certa forma te deu alguma idéia p/ trazer p/ cá.... não é???? q engraçado... hahahahaha
    bjooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ficou engraçado : o comentário do seu,acabou virando texto no meu ... e o seu comentário aqui,na verdade é como se fosse seu texto lá (pq como vc disse o que vc pensa escreveu lá no seu). E o seu texto lá,ajudou a criar o meu aqui....é algo intermitente...rsrsrs

      Excluir