segunda-feira, 3 de setembro de 2012

RODA SEM BICICLETA


O Universo é mutante. Assim como o mundo,a vida , todos nós...Tudo muda de um segundo pra outro. Tudo é impermanente. O que tinha muita importância antes,agora pode não ter nenhuma; o que nos fazia chorar,agora  pode nos fazer rir; o que era útil  pode ter perdido a utilidade (ou mudou seu jeito de ser útil) ;um sentimento pode terminar; o que era errado pode virado o certo, ou o contrário de tudo isso e mais outros tantos exemplos,tantas possibilidades...O jeito é adaptar-se,seguir o fluxo,aceitar as coisas como elas são ( o que não significa resignar-se),desapegar,modificar,usar a criatividade,estar focado no presente. Muitas vezes é complicado por sermos comumente condicionados a agarrar-se as coisas,pessoas,situações e chances (como se sempre fossem as últimas),a teimar em ver as coisas unilateralmente e somente do nosso modo,a achar que tudo deve ser como achamos que fosse,a fazer sempre as mesmas coisas recusando-se a inovar,a viver no passado ou no futuro...tantos são os limites que criamos,tantos são os muros que erguemos diante de nós mesmos. E depois fica difícil ultrapassá-los ou demoli-los (o que seria ideal...). Mas assim é a vida e o grande lance é não desistir. Um dia o muro cai,ou teremos força para derrubá-lo. O que não funciona é ficarmos presos a prisões que construímos para nós mesmos. Mas a sua liberdade só você mesmo pode te conceder. A escolha é sua. E tudo começa por você. E dentro de você. Não adiante querer mudar “lá fora” sem mudar o “aqui dentro”. O mundo exterior é um reflexo do interior. Nada muda se você não mudar. E assumir a responsabilidade pelas suas decisões,indecisões,caminhos , descaminhos,sentimentos , pensamentos,estagnação ou movimento.As alternativas são muitas...Acertar? Às vezes dá,às vezes não,porém isso é muito relativo...do nosso erro pode vir nosso maior acerto e vice-versa...Tentar deve ser nossa força motriz. Nas tentativas é que as coisas acontecem. Ou deixam de acontecer.E quer saber ? Ainda bem !

 
A foto acima é o ready made “Roda de Bicicleta” de Marcel Duchamp.”Ready made” consistia em destituir dos objetos a sua real utilidade para transformá-los em obras de arte. E quanto a isso também,Duchamp criou controvérsias pois despojava (e ao mesmo tempo ampliava) o sentido do que seria uma obra de arte,justamente ao lançar mão de objetos do cotidiano para tal. Era um novo conceito que surgia.

 
“Nada é permanente, exceto a mudança”.(Heráclito)

“Tudo é mudança; tudo cede o seu lugar e desaparece.”(Eurípedes)

“O que eu fui ontem e anteontem já é memória. Escada vencida degrau por degrau, mas o que eu sou neste momento é o que conta, minhas decisões valem para agora, hoje é o meu dia, nenhum outro.” (Martha Medeiros)

“É impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma” (George Bernard Shaw)

Nenhum comentário:

Postar um comentário