segunda-feira, 23 de julho de 2012

BOLINHAS DE SABÃO


Quem foi que disse que viver a vida é viver a ‘realidade’ ? A vida ,muitas vezes,é muito surreal...Então pode ser que esse surreal seja a realidade em alguns momentos...Parei ! Tenho uma reflexão mais profunda...afinal o que é realidade ? Sim,pois ela também se mescla com sonhos,com nossos pensamentos...Estudos comprovam que a mente humana não diferencia pensamentos de fatos reais.Ou seja,o cérebro não diferencia imaginação de realidade. Então o que é real? Por exemplo,quem cria uma ilusão...aquela ilusão é a realidade para ela. Cada um tem sua realidade. Cada um tem seu mundo próprio,apesar de vivermos no mesmo. E esse mesmo é da maneira como cada um o vê,o interpreta,o sente...Somos nós que  construímos a realidade com base em nossa percepção e em dados do nosso subconsciente.Quando passamos a ter consciência do nosso subconsciente nosso senso do que é real começa a mudar,pois começamos a desafiar crenças,padrões e paradigmas que há muito guiavam nossa vida.Nem sempre o ultrapassamos,às vezes vamos preferir ficar estacionados neles,porém,há um movimento. Uma pessoa enxerga e vivencia os fatos de maneira diferente da outra. Quando,por exemplo,idealizamos como algo ou alguém é,aquilo,mesmo que seja somente durante algum tempo é a nossa noção de realidade.Porém,nossa percepção muda,por isso nossa realidade não é sempre a mesma . Ela é mutante,não estável,estática. Temos a nossa disposição uma infinidade de possibilidades. De uma hora pra outra as coisas acontecem. Algumas surgem,outras somem. O que parecia impossível mostra-se muitas vezes, surpreendentemente mais possível do que aquilo que parecia provável. E esse papo quântico que pode parecer um pouco confuso é tão fascinante que não se esgota em si mesmo...é vasto,instigante e porque não dizer fantástico. Qual é a sua realidade hoje ?

“A realidade é meramente uma ilusão apesar de ser uma ilusão muito persistente”.(Albert Einstein)

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.”(Clarice Lispector)

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” (Peter Drucker)

“Não creias impossível o que improvável parece” (Shakespeare)

“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.”(Walt Disney)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

PALHETA DE CORES


Dia 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo aqui no Brasil (assim como também na Argentina e no Uruguai)O Dia Internacional da Amizade é comemorado dia 30 de Julho (resolução da ONU) .E sabe,outro dia mesmo,eu estava pensando a respeito da amizade e como  a considero como uma das coisas mais importantes da vida. Não vivemos isolados nesse mundo. Por mais que sejamos ou procuremos ser autossuficientes e independentes,isso nunca será o bastante. E analisando de uma perspectiva mais espiritual,acredito que estamos todos,de algum modo,interligados. As vidas não são avulsas,apartadas. Porém,existirão aqueles com quem apenas conviveremos. E existem aqueles com quem teremos ligações mais profundas,compartilharemos,sentimentos,emoções,pensamentos...Aí é que entram os amigos. Sim,também hão as relações conjugais,as de pais e filhos...mas até essas relações serão melhores,mais plenas,saudáveis e felizes se tiverem como base a amizade. E a amizade nada mais é do que um tipo de amor. Um tipo sublime de amor.Então cheguei à conclusão de que a amizade ( a verdadeira amizade) é o tal “amor verdadeiro” . Sim,pois pense bem: normalmente nas amizades,você se mostra como é verdadeiramente.É como disse Kim Hubbard :”Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e mesmo assim ainda gosta de você”... Quando algo dá errado,inclusive em outros tipos de relação,você procura um amigo. Quando algo dá certo também,você quer logo compartilhar com um amigo. A amizade envolve aceitação , compreensão e sobrevive a coisas como o tempo e a distância . Aliás,para amizade talvez essas coisas nem existam...Podemos ficar anos sem ver um amigo e quando o reencontro acontece percebe-se que a amizade continua presente como sempre,mesmo que ambos tenham mudado ( e certamente isso aconteceu). Acontece que amizade não vive só de afinidades. Podemos ter amigos completamente diferente da gente. Amigos de outra nacionalidade,outra religião,outro time de futebol,amigos que nem são humanos ( animais são a personificação do amor puro e portanto da amizade sincera)...não importa... o que é relevante é que haja respeito,um dos alicerces fundamentais de uma amizade verdadeira. Vejo os amigos como anjos que Deus nos envia para fazerem parte de nossa vivência,alguns apenas em determinadas fases,momentos.Outros por toda nossa jornada terrena e talvez ainda outros por toda a eternidade... Todos são muito importantes. Portanto,nesse dia do amigo quero mais uma vez agradecer a Deus por ter-me enviado tantos anjos! E agradecer a estes amigos maravilhosos que tenho por fazerem parte de minha existência e enriquecer meu mundo. Cada um de seu jeito demonstra esse sentimento tão especial. Feliz dia do amigo à todos. E celebremos todos os dias. Pois como é bom acordar todas as manhãs e pensar “sou abençoada,tenho muitos e iluminados amigos”! Afinal,somos cores diversas numa  palheta que,unidas formam uma bela pintura e admirável obra de arte: a vida!

  
“A gente não faz amigos,reconhece-os” (Vinícius de Moraes)

“Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade.” (Cícero)

 “Deus criou o AMOR e nós, humanos, não soubemos utilizá-lo. Ele então numa inspiração divina criou a AMIZADE e foi assim que o amor passou a ser utilizado na essência de seu significado. Quem está ligado por esse amor, distância alguma separa, pois a verdadeira amizade não une corpos, não une mentes, mas une corações e essa união é feita por Deus e o que Deus une, homem algum é capaz de separar." (autor desconhecido)

“A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você” (Ralph Waldo Emerson)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CICATRIZES DO AUTOENGANO


Em certas circunstâncias acontecem coisas que parece que a gente não sabe como vai conseguir se livrar delas...É complicado,a sensação é que estamos presos àquilo ou várias coisas te prendem naquilo.E a impressão,em algumas horas, é que não vai dar pra sair. Porém com a vontade de libertação,isso vai mudando e a gente vai vendo que vai sair sim. Não sabe como,mas vai. É uma decisão que brota do coração e da alma. Hoje olho pra trás e,aliviada,vejo que consegui me livrar e ainda aprendi muito com o ocorrido. Não que seja presa à aquele passado,mas ainda é difícil esquecer a data. Mas tudo bem ,acredito que isso seja um processo e que o tempo,apesar de uma medida um tanto ilusória,vai se encarregando de amenizar.Quer dizer,não é o tempo que faz isso,mas é através dele que os sentimentos e pensamentos vão se organizando e sendo digeridos. É algo superado,mas deixou cicatrizes e qualquer marca só vai saindo aos poucos algumas até careçam de tratamento. E valeu. Por tudo. Se eu disser que não teve valor estou mentindo e sendo ingrata. Isso me deixou mais forte,experiente e talvez mais preparada.Não para esperar a mesma coisa e ficar na defensiva,mas justamente para ficar mais esperta,alerta, dançar conforme a música,ouvir mais meu coração e minha intuição e o principal : a gostar mais de mim. Não adianta enganar-se,fingir que nada está acontecendo e enxergar de acordo com nosso olhar idealizado e ornamentado. O negócio é ver as coisas como elas são. Se gostar,invista. Se não,ou tente passar  a gostar (pode ser,quem sabe),ou simplesmente aceite,ou...caia fora. Agora,tentar moldar tudo ao nosso modo não rola e cria ilusões que fazem sofrer. Isso não é uma visão pessimista,muito pelo contrário.As coisas,pessoas e situações podem mudar sim,mas não devemos esperar isso delas. Quem devemos mudar somos nós. E tudo muda se nós mudarmos...Aceitação não é derrotismo. E desapego,(uma das coisas que mais aprendi com a situação superada em questão)  não causa dor,mas sim alívio e paz de espírito. Nunca pense que algo que você viveu foi em vão...pode até ser que em algum momento você se ache um idiota (eu tive essa fase...) mas não foi...você fez o que foi possível ser feito naquele momento,pois era aquele seu “eu” com aquela bagagem emocional que estava agindo.A situação? Você tinha que passar por aquilo...Para ficar mais forte,amadurecer,seja lá para que for... Apenas aprenda e supere. Extraia a lição do que passou e deixe passar. E viva o presente. Com plenitude.


 
“Tudo vale à pena quando a alma não é pequena “ (Fernando Pessoa)


"O inferno e o paraíso estão dentro de você. As portas estão muito próximas uma da outra: com a mão direita você pode abrir uma, com a esquerda você pode abrir a outra. Com apenas uma mudança na sua mente, seu ser é modificado - do paraíso ao inferno e do inferno ao paraíso. Sempre que você age inconscientemente, sem estar atento, você está no inferno; sempre que você está consciente, sempre que age com total atenção, você está no paraíso." (Osho)

‘Existem todas as possibilidades, a mais absoluta liberdade de escolha. Como em um livro, onde cada letra permanece para sempre na página, mas o que muda é a própria consciência que escolhe o que ler e o que deixar de lado.’
(Richard Bach)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ACORDES DESTORCIDOS NO SOM DO MUNDO


Bom,sei lá,eu não poderia deixar de falar um pouco de rock justamente no Dia Mundial do Rock...Então né,justamente  este ano que foi cair logo numa sexta-feira 13...o que deve ter de gente morrendo de medo por aí...porque há toda aquela mística em torno da sexta-feira 13,de que ela dá azar e tal e olha que a maioria das pessoas nem sabe de onde veio essa história ! Alie-se isso ao rock que ainda em pleno século 21 ainda tem pessoas que o associam ao diabo. Sinceramente ,não sei o que tem a ver,em todo o caso...Só sei que os rockeiros acabaram por incorporar essa imagem de alguma forma,simbolizando o rock com o chamado “chifre do diabo” com as mãos que acabou virando também símbolo do rock.Mas isso é mais para fazer gênero e criar uma expressão,uma representação...O que mais,e o que tem de mais hein? Pode até ter algumas bandas que fazem umas letras de conteúdo meio assim, “pesado” ,mas poxa é só no rock que tem isso? Tem coisa MUITO pior por aí,que faz apologia a um monte de bobagens e a massa tá aí,ouvindo e seguindo os preceitos...E pra falar a verdade,isso de letra de rock ter conteúdo sinistro  nem é maioria. Se você prestar atenção   encontrará é muita poesia,protesto e papo cabeça. Existem até algumas bandas cujas letras das músicas são de cunho religioso ou simplesmente falam de Deus(mas só estou dizendo isso para desmistisficar a coisa,pois uma pessoa ser religiosa ou acreditar em Deus não garante que ela seja realmente "do bem",né...) Então...sabe como é o preconceito né...Se o senso comum apregoa como “coisa do demônio” muita gente já rechaça sem antes mesmo ter parado para ouvir. E sabe,de minha parte eu nem acredito nesse tal “demônio”. Não esse que falam por aí : chifrudo,com rabo pontudo,tridente,feio que dói,que vive nas profundezas dos infernos (que eu não creio também)...Pra mim,isso tudo é linguagem metafórica (desculpa aí quem acredita). O diabo,assim como tudo,está dentro de nós. Todos temos um lado diabólico e temos que aprender a lidar com ele. Isso é inerente ao ser humano. A escolha de sucumbir a ele (o lado negro da força) é nossa...Seja lá que estilo musical que você ouça. Mesma coisa é com relação à sexta-feira 13. Se você acredita que ela dá azar,pode ser que dê mesmo. É sua escolha. Você quis assim.Acredito nisso,autossugestão. Agora,sua origem,como já falei anteriormente,poucos sabem...E vem da Idade Média,onde existia a chamada “ordem dos templários” que inicialmente destinava-se a garantir a passagem dos peregrinos da terra santa até Jerusalém.Depois foram reconhecidos pela igreja.Viviam basicamente como monges,mas tinham porte de armas e faziam votos de nunca recuarem numa batalha. Com as muitas doações,os templários acumularam fortuna.Foi aí que o Rei Felipe,o Belo,da França,endividado,ficou de olho nas riquezas dos templários e para  conseguí-las fez acusações falsas deles (de que eles renegavam Cristo)para o papa Clemente V.Então o Rei mandou prendê-los e confiscou-lhes a fortuna.Numa sexta-feira 13 de outubro do século14,milhares de templários foram mortos empalados,esfolados ou queimados vivos.O Líder deles,quando começou a arder nas chamas,amaldiçoou a data para sempre e desde aí vem essa história de sexta-feira 13.Olha aí,viu,depois dizem que o mundo de hoje é que é mau e injusto...Bom,o fato é que todo mundo tem medo da coisa sem nem saber porque ...Só sei que eu gosto de 13 e adoro sextas-feiras e acho a combinação ótima,principalmente combinada num Dia Mundial do Rock,que é algo relativamente recente. A data ficou sendo esta porque foi o dia do show “Live Aid “ onde diversas bandas de rock se reuniram para tocar para chamar a atenção da fome da Etiópia. Isso foi em  13 de julho de 1985 e desde aí  se comemora o Dia do Rock nessa data. Poxa,quanta informação...e eu só queria falar “um pouquinho” de rock. Graças à Deus ele apareceu na minha vida muito cedo através de Elvis e Beatles ,mas talvez se eu já não tivesse o “rock na veia” isso nem tivesse contado muito. Influenciou,é claro,mas fui eu mesma desbravando meus caminhos por esse estilo musical que eu tanto amo.  É o rock que me ajuda a levantar quando estou “down” e a extravasar minha ira quando estou estressada ao extremo. O bom e velho rock n’ roll me ajuda até a dormir melhor. Curto todas suas vertentes e não me importo com o que dizem. Coisa do demônio? Se você acha,não posso fazer nada...pra mim,rock é coisa divina !

 
“Não existe o bem ou o mal. O pensamento é que os faz assim “ (Shakespeare)
 
“A música absorve o caos e o ordena” (J.Moutinho)

terça-feira, 10 de julho de 2012

SEGUINDO E CONSEGUINDO...


 Estou realmente orgulhosa de mim.Tenho direito de estar. Porque eu “segurei a onda”,”dei nós em pingos d’água”,”tirei leite de pedra” e “fiz das tripas coração”. Superei obstáculos,venci resistências e harmonizei-me com situações árduas,transformando-as em agradáveis. E o mais importante : eu fui além de mim mesma, perdoei-me ,aceitei-me ,transformei-me. Lutei e triunfei. Agora desfruto de mais (e mais intensos) momentos de paz. Sim,ainda hão coisas a dizer e a fazer,caminhos a percorrer, vicissitudes a derrotar, mudanças a ocorrer e atitudes a se tomar. Mas estou inteira e forte na jornada. Sei o que quero e estou indo buscar. Perdi o medo ? Não. Ainda o tenho.Porém,ganhei muito mais coragem para encará-lo. Acho que perdi foi o medo do medo. Isso sim.Modifiquei-me ? Muito,mas ainda há muito o que modificar. E também restaurar e reciclar. Ainda há muito o que chorar,muito o que rir,muito o que trabalhar. E estou disposta. Algumas vezes o desânimo ainda me visita. Sem pânico...eu então,paro um pouco,descanso,dou um tempo pra mim.Depois mando o desânimo embora.Normal.... Tem momentos estressantes e estafantes.Cansa mesmo. Mas é recompensador. Gratificante. A viagem para ir ao próprio encontro é  incrível e fascinante mas também a mais assustadora e extenuante que existe. Por isso muita gente volta correndo. Mas eu não vou voltar. Estou nela faz muito tempo e estou num ponto muito importante desta. É quando a gente passa por testes e os ultrapassa. Vê que aprendeu certas lições e que,como num vídeo game,está preparado para passar para o próximo estágio. Não vou mentir: a sensação inúmeras vezes é estar andando com passos de tartaruga. Tudo bem. A tartaruga venceu a lebre na corrida. Pra quê desespero? Tudo tem seu tempo(e cada um tem o seu) e o jeito é acompanhar o ritmo. E seguir em frente,com cuidado,aprendendo com tudo,tropeçando,caindo,levantando,andando,correndo ou pulando. Tendo cada vez mais consciência de que tudo é muito complexo e paradoxal. Encontrando muita coisa e despedindo-se de outras. Com medo e coragem,amor,fé,esperança  e determinação.E estando certa de que,não importam as derrotas,mas muitas outras vitórias virão!

 
“Eu chamo de bravo aquele que ultrapassou seus desejos, e não aquele que venceu seus inimigos; pois a mais dura das vitórias é a vitória sobre si mesmo.”

(Aristóteles)



"Ninguém que haja passado pelo processo de assimilação do inconsciente poderá negar o fato de ter-se emocionado profundamente e de ter-se transformado."(Jung)