quinta-feira, 15 de março de 2012

SORVETE DE LADRILHO

Parecia ser...mas não era...Parecia que ia andar...mas desandou...Parecia que você ia gostar....mas o gosto  desiludiu.Ando decepcionada com muitas coisas que estão acontecendo em diversas áreas da vida.Existem fases de nossa existência em que as decepções vem uma após a outra. Não sei o motivo disso(talvez seja até pra fazer uma “limpa” eliminar o que não serve...),mas sei que uma das raízes das decepções é esperar demais de algo ou de alguém.Não  é que não devamos ter sonhos,desejos ou expectativas,não é isso. Mas tenho consciência que se os deixássemos mais livres fluindo como devem fluir,acontecendo no seu devido tempo ,ou até não acontecendo,tudo daria mais certo e sem decepções. Mas...como assim,até mesmo quando algo que desejamos muito não acontece pode ser bom? Sim,pode.Pois quando nos conformamos sempre acaba vindo algo melhor no lugar e você acaba enxergando que aquilo que você queria tanto ou esperava tanto não lhe traria felicidade nenhuma.A desgraça é quando nos apegamos a algo com unhas e dentes e ficamos  cegos ao que pode estar se revelando bem embaixo do nosso nariz : aquilo não é pra gente,aquela pessoa não é bem isso,esse não é o momento,e por aí vai.Difícil pra caramba,confesso.Mas é verdade.A gente se decepciona porque se deixa levar. Não pelo nosso coração. O coitado sempre é o culpado,mas não é só ele não! É a nossa teimosia,nosso ego ferido,nosso orgulho besta,tudo isso se disfarça de “oh meu coração” para nos golpear com falsos sentimentos que nos levam à decepção. E não que os sentimentos verdadeiros não levem à ela também. Levam.Podemos,por exemplo,  gostar muito de uma pessoa e ela  te aprontar alguma que pode ser  como um soco no estômago,logo porque você jamais esperaria aquilo. E aí volto ao início : o problema é esperar demais. Esperar que as pessoas ajam de acordo de como achamos que elas devam agir. Que as coisas sejam como achamos que elas deveriam ser...E não é bem assim. As pessoas e as coisas são como são.Mas também , tem outro detalhe nessa história toda de decepção : a nossa postura quanto ao que acontece. Sim,pois se alguém te faz uma que você considera inconcebível,o jeito é tomar uma providência,não ficar lamentando-se. O que fazer diante da decepção? A decisão é sua,de mais ninguém. Só sei que estou escrevendo isso para compartilhar,pois decidi tomar umas decisões difíceis a partir das decepções recentes que sofri. Difíceis mas necessárias. E de uma coisa eu tenho certeza: isso tudo é um aprendizado  e tanto. Uma frase que li por aí estava certíssima : “decepção não mata,ensina a viver”. Encará-la como mestra é o modo que escolhi para vivenciar isso tudo e outras tantas situações que virão pela frente. A vida não pàra. Estamos sujeitos a tudo e as coisas nem sempre são como parecem....O jeito é adaptar-se a elas. 


“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se
adapta às mudanças”
( Charles Darwin)
“Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.”
"Não vou fazer nada por ti porque não sei mais o sentido de amor
como antes eu pensava que sabia. Também do que eu pensava sobre amor,
também disso estou me despedindo, já quase não sei mais o que é, já não me lembro.
Talvez eu ache um outro nome, tão mais cruel a princípio, e tão mais ele-mesmo.
Ou talvez não ache. Amor é quando não se dá nome à identidade das coisas?"

(Clarice Lispector)

2 comentários:

  1. ahhhhh não gosto dessa coisa de "se conformar"... qdo vc aceita, é qse uma derrota...
    então sempre penso q se é p/ cair, q seja num momento grandioso...

    e decepções acontecem o tempo todo, mas é outra coisa q não se tem como evitar... infelizmente... mas não é questão de aceitar a decepção, mas de superar...

    eu nem vou repetir o qto sou fã dos teus textos!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha linda, vc sempre mostrando o que as vezes se pensa, se questiona, se define. Bom que lendo seus textos ficamos a pensar e isso é muito bom. Parabéns por esse sorvete, é uma boa lição. Bjsssss.

    ResponderExcluir