segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CONTROLE REMOTO COM PILHAS NOVAS



Foi a última vez que você me fez chorar. A última vez que me fez sofrer. Eu juro ! E por que eu posso dizer isso com tanta convicção ? Porque eu decidi,e decidi pra valer. Bom,não vou dizer nem que a culpa seja sua. Então,um momento : vamos reformular isso aí...O correto é dizer “ foi a última vez que eu choro por você.A última vez que sofro por você”. Agora sim,está certo. Pois tenho consciência de que a responsabilidade é minha. Sou eu que permito que determinadas situações aconteçam. E por isso também que agora eu decido que será diferente. Normalmente nós, ao longo da vida,aprendemos que a culpa é sempre de alguém. Ah,sim é muito cômodo ter alguém para culpar. Também não é incomum termos sentimentos de culpa. Ou seja : culpamos o mundo  por tudo que nos acontece -e a nós mesmos na hora errada. Mas a palavra assertiva é responsabilidade. Nós somos responsáveis por tudo que nos acontece,por tudo que nos atinge. Fulano te aborrece? Você que permitiu que ele te aborrecesse. E como acredito em energia,concordo que isso vá muito além...coisas ruins acontecem quando sua energia está ruim também. É a implacável lei da atração,onde energias iguais se atraem. Muita gente não acredita em nada disso. Estão nos seus direitos. Porém vejo que a maioria que não crê é para justamente não sair da sua zona de conforto de “passar a bola”. ‘Estou triste por causa dele’...’isso caiu da minha mão pois fiquei nervoso com ela’ e assim vão um monte de desculpas esfarrapadas. É querer dar muito poder para os outros ...E o nosso,onde fica ? Então,consciente do meu,e sentindo uma espécie de “revolta benéfica”,repito : “é a última vez que choro e sofro por você”. Cada ideia minha perder tempo com o que não vale a pena ! Coisas muito melhores virão. Pois posso vislumbrar todos os dias mil possibilidades ...é só estar aberta a recebê-las,estar atenta e deixar fluir. O resto...ih,libera esse resto!

“Quando me amei de verdade,
parei de me culpar pelas escolhas que fiz
e passei a me responsabilizar por elas.”

(Kim McMíllen)

“Um guerreiro da luz, antes de entrar num combate importante, pergunta a si mesmo: "até que ponto desenvolvi minha habilidade?”. Ele sabe que as batalhas que travou no passado sempre terminaram por ensinar alguma coisa. Entretanto, muitos destes ensinamentos fizeram o guerreiro sofrer além do necessário. Em mais de uma vez, ele perdeu seu tempo, lutando por uma mentira. Mas os vitoriosos não repetem o mesmo erro. Um guerreiro não pode recusar a luta; mas sabe também que não deve arriscar sentimentos importantes, em troca de recompensas que não estão a altura do seu amor. Por isso o guerreiro só arrisca seu coração por algo que vale a pena. “
(Manual do Guerreiro da Luz- Paulo Coelho)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

NUVENS QUE PASSAM...




Sabe quando ficamos cansados ? Não ,não é cansaço físico,apesar dele refletir também no físico. É uma espécie de cansaço mais profundo. Nem é só  mental somente. É generalizado. Você se sente exaurido. Mas estranho...isso nem é ruim. Pois é a hora que começamos a deixar pra lá certas coisas que já deveríamos ter deixado há muito tempo. Abandonar outras que já deveríamos ter abandonado. E dar valor,prestar atenção e gastar energia com o que realmente for essencial. É por que um dia a gente cansa ! Cansa de se preocupar ,de se estressar, de se irritar, de ficar ansioso,de sofrer (principalmente antes do tempo). E percebe que muito disso pode ser evitado.Mas só percebe quando cansa. Por isso digo que esse não é um esgotamento ruim. Ao contrário : é imprescindível. Você para (pois ele faz você parar) e pensa (pois ele faz você pensar) : que bom que esse cansaço aconteceu! Ele é uma bênção! Não,talvez no início não se pense assim. Por estar tão cansado não se pensa em quase nada...depois pensa-se equivocadamente : ‘que chato. Pq estou assim?’...Porém ,quando começamos a liberar isso ou aquilo, a se livrar disso ou daquilo outro,começa a vir a luz da compreensão de que todo esse processo é necessário. E vem uma situação que antes te faria arrancar os cabelos de preocupação,mas que agora,por estar tão cansado,você deixa pra lá...pra que se estressar com isso? Nem vai  adiantar. E a situação vai e se resolve por si só. E você chega a conclusão que se estressava por bobagem . E quem te mostrou isso foi seu cansaço . Um novo olhar de uma situação que se repetia e te aborrecia. Agora já não aborrece mais. Você tira de letra. Até te faz rir. Não é que tudo esteja às mil maravilhas. Nem que tudo agora se resolva facilmente.Não. A peleja é longa...Contudo,muita coisa já foi destituída de seu falso valor. Houveram significativas modificações. Por essas e outras,não estou nem um pouco chateada por estar cansada. E estou. Muito. Mas sei que uma hora esse cansaço vai passar. E enquanto ele não passa,vou aprendendo com ele,que tem muito a me ensinar ...

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

LA MIA DOLCE VITA...



Resolvi escrever algo inspirada no Dia Mundial do Diabetes,que foi ontem. Normalmente faço isso. E comecei a lembrar dos anos que se passaram – e como passaram rápido – e todo caminho que foi trilhado até então desde que fiquei “doce”. Não que queira ficar remoendo passado ,pois isso não é comigo! Mas ele serve para aprendizado,para acertarmos algumas coisas no presente e para rir um pouco ! Inclusive muita coisa que na época não teve graça nenhuma,depois que passa, a gente pode se dar ao luxo de morrer de rir! Outras coisas continuam sem graça,mas mudando o olhar,o enfoque podemos tirar muito mais delas !
Quando fui diagnosticada com Diabetes (bom,na verdade,EU me diagnostiquei antes de qualquer médico),lembro que um dos endocrinos me disse : “sua vida não vai mudar em nada” .Ah,vá...Como não ia mudar em nada ? Vamos pelo básico: antes eu precisava ficar me furando toda hora ? Isso não é mudança não ? E a alimentação? E a atenção com TUDO? E o interessante é que depois que o indivíduo disse isso,desfiou um rosário de possíveis tragédias que a diabetes poderia me trazer a curto,médio e longo prazo.  Isso é não mudar nada? é por que  não foi com ele né? Não gosto de posar de vítima nem dramatizar as coisas  e tento levar a vida o mais normalmente possível. E consigo ! Mas que tenho minhas particularidades,por conta da diabetes,isso tenho. E exijo respeito ! Na verdade isso não me atrapalha de (quase) nada ,mas requer  vigilância constante. E não me venha dizer que sou neurótica. Sou previdente. Quero viver ! E a vida é agora! Se eu cuidar de mim agora,é provável que o futuro responda favoravelmente. Pois quando ele chega,já virou agora ! E vamos viver ! Deixa pra lá a insensibilidade,os terrorismos,as previsões sinistras,os preconceitos e quem que te fazer de coitado. Não tem coitado nenhum aqui ! Só tem um doce de pessoa. Só Isso. E agora, compartilharei algumas pérolas que já ouvi de médicos e outras pessoas por conta de ser diabética. Quer saber? Cansei de me indignar,de me revoltar e de ficar triste ou chateada com essas coisas. Não leva a nada...quer dizer,leva sim,ao aumento da glicemia ! hahahahaha. Prefiro ver agora as coisas com mais humor (sempre tive,mas agora quero ter mais) nem que seja às vezes um humor negro...e rir dessas histórias todas ! 
Aí vão elas :



“ Seu destino é ficar cega,perder as pernas,fazer hemodiálise “ (uma médica do SUS – prefiro nem citar a resposta malcriada que eu dei)

“Eu não quero professor doente na minha escola!” ( diretora de uma escola que eu trabalhei – detalhe : onde que uma escola pública é dela ?)
“Aproveite bem a vida,pois vai ser curta” (uma senhora numa academia)

“Você ainda não tem nenhum problema de visão,mas com 5 anos de diabetes vai ter” (oftalmologista  (e vidente)que fez um dos meus exames de fundo de olho – detalhe : na época eu já tinha 7 anos de diabetes)

“Conheço fulano que ficou cego por isso/ perdeu a perna por isso/ morreu disso” (diversas pessoas. Essas são clássicas)

“Mas você não pode comer açúcar!” (pessoa indignada ao me ver tomando Coca-Cola comum durante uma hipoglicemia)
“Você já está viciada em insulina  né? Que pena!” (Um ser aí...)

“Eu que não quero que ela case com meu filho! Já pensou que meus netos nascem com aquela doença?” (Mãe de ex. Detalhe : minha senhora,eu nunca pensei em casar com seu filho !)

“Você tem que entender que toda vez que vier aqui vai ser furada !” (enfermeira de uma hospital público onde eu fiz tratamento e quando a gente chegava tinha que fazer teste de glicemia)

“Já sei pra quê você quer seringa né? “ (vendedor de farmácia insinuando que eu tava querendo comprar seringa para outros fins...)

“É ela ali ó!” (duas senhoras que tomavam conta de banheiro numa Universidade mostrando para os seguranças quem era a pessoa que “estava se injetando no banheiro” –eles ficaram sem graça ao saber do que se tratava)


E tem tantas,tantas outras,que eu ia ficar aqui escrevendo por dias...Muitas vezes acontece das pessoas não falarem as coisas por mal,mas por desconhecimento de causa. Porém,em outras circunstâncias...ah,deixa pra lá. A gente acaba aprendendo a conviver com isso. E até sendo fatores que nos deixam mais fortes,com mais vontade de superação. O importante na vida é ser feliz. Ter objetivos,seguir em frente, buscar realizações. Foco nisso ! O resto? Resto a gente joga fora ! ;)



“Existem todas as possibilidades, a mais absoluta liberdade de escolha. Como em um livro, onde cada letra permanece para sempre na página, mas o que muda é a própria consciência que escolhe o que ler e o que deixar de lado.”
(Richard Bach)

“Aprendemos que é possível ser feliz simplesmente pelo fato de estarmos vivendo”.
(Wilheim Schürmann)


"Não é o que você é que te restringe, é o que você pensa que você não é."
(Denis Waitley)