sábado, 21 de janeiro de 2012

FALSOS ECOS DA PRÓPRIA VOZ


No meu banheiro têm um armário aéreo. Sua dobradiça ficou ruim.Travava a porta na hora de fechar.portanto,para fechá-la,era preciso fazer força,batendo-a. Eis que a dobradiça foi consertada. Mas adivinha...ainda assim,continuávamos a bater a porta pra fechar ,agora causando grande impacto e barulho,afinal,a dobradiça já está boa. O que é isso? Chama-se condicionamento. E é um pequeno exemplo do como funciona nossa mente. Se acreditamos em algo,isto torna-se realidade para nós. Formamos conceitos e crenças . Quando passamos a contestar ou desafiar aquela crença,querendo descartá-la e passando a acreditar em outra,essa antiga “reage” e fica vindo à tona.Estamos condicionados a ela. Vamos a um outro exemplo...digamos que você acha-se pouco inteligente. Durante muito tempo em sua vida (senão durante ela toda,até agora...) você acreditou nisso. E confirmava isso a cada nota ruim na escola,mais uma vez exemplificando...Quando a nota vinha você dizia a si mesmo”sou muito burro!”. Concentrava-se nisso. E levando em conta que se você concentra-se muito em algo aquilo se expande,era justamente isso que acontecia: suas notas nunca melhoravam.Pra quê? Pra confirmar sua crença:”você é burro!”.Você nunca se desafiou a respeito disso,Nunca se contrariou,apesar de sofrer com essa premissa.Justamente porque contestar isso que você sempre acreditou (e obteve talvez ajuda de pais,professores,etc...)faria você sair da sua “zona de conforto” ( e a verdade paradoxal é que nossa zona de conforto muitas vezes é no desconforto ).


Porém um dia,você cansa de sofrer.Talvez impulsionado por algo muito transtornante que te aconteceu graças à sua crença em sua pouca inteligência. Começa a brotar em você,mesmo que em pequenas proporções,a vontade de reverter esse quadro. A vontade começa a crescer e você vai atraindo situações: lê algo sobre o assunto,que pode ser relacionado à programação neurolinguistica.Ou um amigo fala algo sobre...você começa a vislumbrar diversas possibilidades. Aprofunda-se no assunto,toma consciência de somos responsáveis por nossas vivências,através do que pensamos e sentimos e...decide mudar! Agora você quer acreditar que é alguém bastante inteligente.Que tem muitas capacidades e um grande potencial. E aí,o que acontece? Sua mente,acostumada a te menosprezar vai reagir. Aí é que vem a parte onde muita gente desiste,mas que é na verdade,tipo um “rito de passagem” pelo qual temos que atravessar.E acreditem...nós sobreviveremos.Basta coragem. No nosso exemplo: cada vez que você fizer algo “errado” (essa concepção é variante,ok...o que é certo pra você pode ser errado pra mim e vice-versa...),provavelmente virá quase que automaticamente seu antigo bordão:”como sou burro!”. Não se desespere! É assim mesmo. E no início,você terá de lutar contra isso.Até a luta transformar-se em harmonia e ao invés de você gritar com você(“mente burra! Eu sou inteligente!”-É a maneira como você sabe lidar com si mesmo),passará a ser gentil:”não é assim...eu sou muito inteligente!”(a maneira como lidar com si mesmo vai mudando). E as situações parecem surgir,pra te provocar e fazer você repetir o antigo padrão.E são para provocar mesmo.É tipo assim “ah,vai mudar é...vamos ver...”. É um teste .Um desafio.Aqueles que estão realmente dispostos à encará-los,atravessarão o cabo das tormentas e passarão a navegar na calmaria. Aos poucos o novo padrão de pensamento vai tomando lugar do antigo.Até que ele fica de vez . Sua nova crença mudou,você agora(no exemplo) se considera alguém inteligente e vê isso confirmado em tudo o que faz! Mas ora,se você acreditou em algo durante sua vida inteira,normalmente você terá um pouco de trabalho para mudar isto.Mas impossível? Isso não existe.Basta querer e não desistir.Insistir sem resistir(porque  ficar neurótico querendo isso ou aquilo não produz bons resultados...o negócio é querer e deixar fluir),Sim,você ainda vai bater muito a porta até se convencer de que a dobradiça está boa.Porém,um dia você vai lembrar-se e fechará a porta de novo delicadamente. Se realmente desejar isso.De todo coração.

Um comentário:

  1. algumas portas não qrem q a gente as feche... não sei se é impressão minha, ou se realmente rola isso, mas já pensei mto nesse ponto, por mais q vc feche c/ clma, ou bata-a c/ força, ela sempre vai se abrir qdo passar por ela...

    ResponderExcluir